ONU: 137 mulheres são mortas por conhecidos a cada dia no mundo

A África e as Américas são as regiões com o maior risco de mulheres serem mortas por companheiros e familiares

Por: Redação | Comunicar erro
Ação na praia de Copacabana pelo fim da violência contra a mulher
O documento foi feito pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd)

Um relatório publicado pelas Nações Unidas neste domingo, 25, mostra que 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017 em todo o mundo. Deste número, cerca de 50 mil, ou 58% delas, foram assassinadas por conhecidos, como companheiros, ex-maridos ou familiares — ou seja, 137 feminicídios a cada dia.

“No mundo todo, em países ricos e pobres, em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, um total de 50 mil mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados, pais, irmãos, mulheres, irmãs e outros parentes, devido ao seu papel e a sua condição de mulheres”, diz o documento “Assassinato de gênero de mulheres e meninas”, feito pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd).

Segundo o texto, os assassinatos de mulheres por parte de seus companheiros fazem com que o lar seja o “lugar mais perigoso para as mulheres” e “é frequentemente a culminação de uma violência de longa duração e pode ser prevenida”.

A África e as Américas são as regiões com o maior risco de mulheres serem mortas por companheiros e familiares. Na África, são 3,1 vítimas a cada 100 mil mulheres; nas Américas, o número cai para 1,6 vítima. A Oceania tem o índice igual ao mundial, de 1,3 mulher. A Ásia e a Europa têm, respectivamente, 0,9 e 0,7 a cada 100 mil mulheres.

De acordo com a ONU, para enfrentar esse problema é “crucial” envolver os homens na luta contra o feminicídio e “desenvolver normas culturais que se afastem da masculinidade violenta e dos estereótipos de gênero”.

1 / 8
1
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
2
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
3
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
4
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
5
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
6
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
7
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
8
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …