Onyx usou empresa de amigo para receber verba de gabinete
Ministro da Casa Civil teria recebido R$ 317 mil entre 2009 e 2018
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), usou a empresa de consultoria de uma amigo para emitir 80 notas fiscais e receber o equivalente a R$ 317 mil de gabinete da Câmara dos Deputados entre 2009 e 2008. As informações foram divulgadas pelo jornal Zero Hora nesta terça-feira, 8.
A Office RS Consultoria Sociedade Simples, que emitiu os documentos, é de Cesar Augusto Ferrão Marques. Ele é técnico de contabilidade do DEM – partido de Onyx – no Rio Grande do Sul e ainda cuidou da campanha do parlamentar. Ainda de acordo com o jornal, o empresário não possui registro no Conselho Regional de Contabilidade. A empresa também está em situação irregular na Receita Federal por omissão de valores.
Ao Zero Hora, Marques confirmou que trabalha com o ministro da Casa Civil como consultor tributário e que ele não é seu único cliente.
- Ministro de Bolsonaro, Onyx admite esquema de caixa 2 com a JBS
- Estadão: Onyx Lorenzoni cotado para o Ministério da Educação
- Modelos de idosos tatuados para inspirar um ministro de Bolsonaro
- Palocci diz que filho de Lula recebeu propina em negociação de MP
Onyx também se pronunciou, dizendo que não há irregularidades e que a consultoria acompanha a execução do orçamento geral da União para fins de emendas parlamentares. “A empresa sempre prestou os serviços e recebeu por eles, na forma da lei. Trata-se de consultoria tributária – não apenas para projetos meus e sim aconselhamento para todos os projetos em destaque nesta questão”.