Opinião: atacar nordestinos por causa de Bolsonaro é ignorância
Dia 8 de Outubro, é o Dia do Nordestino – e, nesta segunda-feira, merece uma comemoração especial por causa das eleições. Uma celebração contra o preconceito.
O resultado das urnas provocou uma enxurrada de manifestações de ódio e de preconceito, como se todos os nordestinos tivessem votado no PT. Ou fossem os únicos responsáveis por Jair Bolsonaro (PSL) não vencer no primeiro turno.
Ou como se votar contra Bolsonaro significasse depender do Bolsa-Família. Ou falta de educação e cultura.
- Mulher tenta defender idosa e é agredida por bolsonarista em SP
- Datena sai em defesa de Lula e é atacado por bolsonaristas
- Bolsonaristas atacam Polícia Rodoviária com pedras e tiros no Pará
- Após campanha pró-Bolsonaro, Edir Macedo diz para fiéis ‘perdoarem’ Lula
É uma enxurrada de desinformação. Em primeiro lugar porque Bolsonaro teve uma votação razoável no Nordeste. Foi o mais votado no Recife, por exemplo.
Depois, Ciro Gomes (PDT) também foi bem na região, ganhando com força no Ceará. Mas, o que impediu mesmo Bolsonaro de vencer no domingo, 7, foi sua rejeição entre as mulheres, que passou dos 50%.
Internautas passaram a atacar nordestinos e a região Nordeste nas redes sociais após a definição de um segundo turno entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), conforme informou “O Globo”.
Essa foi a região em que o Partido dos Trabalhadores conseguiu seu melhor resultado. Ofensas e pedidos de separatismo ficaram entre os assuntos mais comentados na internet nesta noite.
“Haddad no segundo turno, vocês tão de sacanagem. Alguém tira o nordeste aí, por favor”, declarou um dos internautas.
“Se o nordestino tivesse a cabeça redonda pensaria melhor”, dizia outra mensagem publicada no Twitter.
Um outro usuário disse que o “povo nordestino votou em Haddad só por causa do Bolsa Família”. “Ninguém quer trabalhar”, concluiu. “Nordestino vota no PT, mas depois vem pro Sul procurar emprego”, escreveu outro opositor do partido.
“Pelo amor de Deus, vamos separar o nordeste do resto do Brasil”, postou mais um usuário.
“Nordestino não é gente. Essa eleição foi só mais uma prova disso”, escreveu outro eleitor de Bolsonaro.
Outros internautas, porém, passaram a publicar mensagens de apoio aos nordestinos após as ofensas começarem a aumentar. “Deveriam separar o nordeste do restante do país já que é a única região que ainda tem inteligência na hora de votar”, opinou um cidadão.
As mesmas ofensas já tinham acontecido na eleição de 2014. Eleitores mais radicais do PSDB chegaram a pedir a separação dos Estados que deram maioria a Aécio, enquanto petistas defendiam a expulsão dos opositores para Miami.
Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial