Oscar tem oito indicações a negros após polêmica de 2016

Em 2016, o Oscar recebeu críticas por não ter nenhuma indicação a negros pelo segundo ano consecutivo. A polêmica gerou a hashtag #OscarsStillSoWhite, continuação da #OscarsSoWhite criada em 2015. Personalidades de Hollywood também se manifestaram contra a cerimônia como, por exemplo, Will Smith, George Clooney e Spike Lee.

Ainda que seja pouco, neste ano há oito negros na lista de indicados – entre estes, seis atores. Pela atuação no filme “Cercas”, Denzel Washington e Viola Davis foram selecionados para as categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

Eles foram indicados pelo filme “Cercas”

Inclusive, Viola é a primeira mulher negra a ser indicada pela terceira vez na premiação. Ela esteve na lista, em 2009, para “Dúvida” e, em 2012, para “Histórias Cruzadas”.

Além deles dois, por dirigir “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, Barry Jenkins foi indicado a categoria de Melhor Diretor. Mahershala Ali e Naomie Harris também estão concorrendo pela atuação neste filme, respectivamente a Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Octavia Spencer também concorre ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel em “Estrelas Além do Tempo”. Entre as indicadas a Melhor Atriz, está Ruth Negga por sua performance em “Loving”.

A edição de 2017 ainda traz outra surpresa: Joi McMillon, por “Moonlight”, se tornou a primeira mulher negra a receber uma indicação por Melhor Edição.

Parece que a Academia deu ouvidos ao boicote no ano passado e finalmente reconheceu o trabalho árduo e de muito talento dos negros da indústria cinematográfica. Que continue assim, não é mesmo?