Oslo, capital da Noruega, pretende proibir tráfego de automóveis no centro até 2019

Capital Norueguesa pode se tornar primeira capital europeia a vetar, definitivamente, a circulação de carros pelas ruas de sua região central

Em até quatro anos, a capital norueguesa, Oslo, estuda a chance de proibir completamente a circulação de automóveis pelas ruas da região central. Se confirmar a possibilidade, Oslo será a primeira cidade europeia a assumir esta condição.

Para tornar o projeto viável, a ideia das autoridades locais é dar início ao projeto de construção de mais de 60 km de ciclovias, além de projetos de melhorias na rede de transporte público da cidade. Caso se confirme a medida, apenas bondes, ônibus, veículos de entregas e automóveis conduzidos por portadores de deficiência serão autorizados a circular pelo centro. Antes de funcionar, a iniciativa será votada pela população e será submetida a experiências-piloto.

Um mundo que se renova: Paris, Londres e Madri

A iniciativa pioneira sinaliza para projetos semelhantes, que ganham atenção em outras capitais europeias, em busca de maior controle de circulação de carros, redução do tráfego e poluição. Recentemente, Paris alternou por 24 horas a circulação de carros com placas terminadas em algarismos pares e ímpares.

Em capitais como Londres e Madri, que destinam grandes calcadões para pedestres em suas regiões centrais, já adotaram medidas de pedágio urbanos – especialistas daqui, inclusive, veem neste projeto uma possível solução para o trânsito de São Paulo.

“Vai pra Noruega”

Com aproximados 600 mil habitantes e quase 350 mil carros, Oslo se renova por meio de projetos progressistas que passam por incentivos fiscais para veículos elétricos – que tem permissão para usar corredores de ônibus – entre outras medidas que estimularam o mercado automobilístico no país.