Parada LGBT de São Paulo lembra os 50 anos da rebelião de Stonewall
A revolta representou um marco importante na luta pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBTQI+ no mundo
Com o tema “50 anos de Stonewall”, a 23º Parada LGBT de São Paulo — uma das maiores do mundo — vai sair às ruas no dia 23 de junho, domingo, com concentração na Avenida Paulista a partir das 10h. Segundo a responsável pelo evento, a ONG APOGBLT SP, o slogan desta edição celebra as conquistas e o orgulho de ser LGBTQI+.
A escolha do tema se deu porque a Rebelião de Stonewall, de 28 de Junho de 1969, representou um marco importante na luta pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBTQI+ no mundo. Em 2019, em que a data completa 50 anos, a parada lembra esse movimento de resistência e visibilidade para essa população. Saiba mais sobre a escolha neste link.
Confira a programação completa da 23º Parada LGBT de SP
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
O Camarote Pride, primeiro camarote comercializável do evento, anunciou que Daniela Mercury é uma das atrações do espaço. Ela será coroada rainha do camarote, em frente ao Conjunto Nacional, e fará uma rápida apresentação para o público.
A parada de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista. De acordo com a SPTuris, é o segundo evento que mais atrai turistas à cidade de São Paulo, ficando atrás da Virada Cultural. Em 2018, a produção do evento informou que cerca de 3 milhões de pessoas estiveram presentes no evento, que teve trios elétricos com artistas como Anitta e Pabllo Vittar.
Confira aqui o evento oficial da 23ª Parada do Orgulho LGBT de SP no Facebook.
Stonewall
Stonewall é uma referência ao bar “Stonewall inn”, em Nova York, nos Estados Unidos. O local era frequentado por grupos minoritários, como gays, lésbicas, bissexuais e trans, totalmente excluídos da sociedade norte-americana nas décadas de 1950 e 1960.
Em 28 de junho de 1969, o bar se tornou marco da luta pelos direitos de pessoas LGBTQI+ após agentes da polícia invadirem o local para humilhar e prender os frequentadores, que reagiram à situação de violência.
O episódio foi o estopim para uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBTQI+ contra a invasão da polícia.
Serviço:
23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Data: 23 de Junho de 2019
Local: Avenida Paulista
Que horas começa a Parada? A concentração é às 10h; a saída, às 13h30
Evento oficial neste link e mais informações aqui