Passageiros do Uber denunciam “golpe do vômito”

29/07/2018 17:06 / Atualizado em 05/05/2020 11:11

Golpe é frequente nos EUA
Golpe é frequente nos EUA - Getty Images

Usuários do Uber têm denunciado uma prática nada ética utilizada por motoristas para forçarem o cancelamento de corridas não muito lucrativas. De acordo com o jornal online El Nuevo Herald, o chamado “golpe do vômito” tem acontecido em vários países.

O truque consiste em informar ao Uber que o passageiro vomitou durante a corrida, dessa forma, o motorista ganha uma taxa adicional pelo dano ao carro.

Após o final da corrida, o passageiro recebe uma notificação informando a cobrança extra que, nos EUA, pode variar entre $80 a $150.

De acordo com as políticas do Uber, a taxa de limpeza pode variar dependendo da sujeira. Isso pode acontecer, caso o passageiro vomite, derrube bebida no banco ou urine, por exemplo.  A empresa argumenta que essa taxa compensa o tempo e o dinheiro que os motoristas perdem para limpar seus veículos.

A única maneira do passageiro entrar em contato com o Uber pelo app é através do link “Ajuda” ou “Help” no aplicativo ou no site. A primeira resposta que ele recebe diz seguinte:

“Eu entendo que pode ser desconcertante para você receber ajustes de taxa após o término da sua viagem. […] Neste caso, seu motorista nos escreveu para nos avisar que durante sua viagem ocorreu um incidente dentro do veículo e, portanto, foi cobrada uma taxa de limpeza de US $ 150”.

Resposta automática do aplicativo
Resposta automática do aplicativo - reprodução/El Nuevo Herald

Ao jornal, a empresa informou que está investigando os relatórios em que a fraude pode ser detectada e que tomará as medidas apropriadas nessas contas.

Até agora não há registro desse golpe no Brasil, mas caso isso aconteça com você, envie um e-mail para a empresa explicando que nenhum incidente aconteceu e aguarde a empresa concordar com o reembolso.