Pesquisa revela o perfil de quem usa a bicicleta no Brasil

Mais da metade dos ciclistas brasileiros utiliza a bicicleta de cinco a sete dias por semana

Por: Redação Comunicar erro

No Brasil, a maioria dos ciclistas tem renda de até três salários mínimos e usa a bicicleta como meio de transporte diário, principalmente para ir ao trabalho. É o que revela a pesquisa “Perfil do Ciclista“, feita pela ONG Transporte Ativo em parceria com outras nove entidades.

O levantamento foi realizado com 5 mil ciclistas, em dez cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo. Os resultados variaram de cidade para cidade.

A pesquisa coletou dados de cinco mil ciclistas em todo o país

De acordo com a pesquisa, no geral, a maioria das pessoas usa a bike em trajetos entre 10 em 30 minutos, em que é possível percorrer uma distância que pode variar entre três e oito quilômetros. Além disso, mais da metade dos ciclistas brasileiros utiliza a bicicleta de cinco a sete dias por semana.

Em Brasília, por exemplo, o uso combinado das bikes com outros meios de transportes é expressivo: metade dos ciclistas pega o metrô para completar o trajeto. No Rio de Janeiro, uma informação importante é a frequência com que os ciclistas pedalam: 81% usam a bicicleta pelo menos cinco dias por semana em trajetos de até 30 minutos.

Já em São Paulo, o número de pessoas que utiliza as bikes como meio de transporte diário é bem menor: apenas 38%. Mas a distância percorrida é alta: 29% dos usuários pedalam entre 30 minutos e uma hora.

Confira o estudo na íntegra aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …