Plataforma compartilha informações sobre uso da bicicleta em todo o mundo

Distâncias percorridas, deslocamentos, quantidade de CO2 evitadas, velocidade média e outras informações para quem pedala por aí mundo afora

Imagine uma plataforma virtual dedicada à troca de informações entre ciclistas do mundo inteiro? Ela existe e seu nome é Bike Data Project, que reúne dados sobre o uso da bicicleta em diferentes regiões do mundo, incluindo número de viagens, distâncias percorridas, duração dos deslocamentos, quantidade de CO2 não emitidas, velocidade média, entre outros apontamentos.

Além do compartilhamento  de vivências e dicas entre os ciclistas, a troca de informações também se tornou um exercício de cidadania aliado à tecnologia. A troca de informações, para além da interação entre ciclistas, tem como finalidade o compartilhamento dos dados que ajudem a criar soluções urbanas em todo o mundo. Confira mais informações.

Todos os anos, EUA gastam 121 bilhões de dólares com investimentos no trânsito

Com o crescente incentivo ao uso da bicicleta em todo país, o Brasil, sem dúvidas, não estaria de fora dessa. Desde que surgiu, a plataforma contabiliza 4.178 viagens feitas por aqui em um total de 40 mil quilômetros percorridos, além de cinco toneladas de CO2 que deixaram de poluir o meio ambiente. São Paulo é a cidade com o maior número de colaboradores do projeto.

O futuro vai de bicicleta: não polui, não ocupa espaço e faz bem à saúde 

Segundo informações divulgadas pelo site City Fix Brasil, todos os anos, os congestionamentos custam 121 bilhões de dólares por ano aos Estados Unidos, em gastos com combustível e tempo desperdiçado. Considerada a segunda maior cidade dos EUA, Los Angeles dedica 70% da área urbana ao uso dos automóveis, com a construção de vias e estacionamentos. Na maior cidade do Brasil, São Paulo, uma pessoa pode demorar até três horas por dia no trânsito rotineiro da capital paulista.