Popularidade de Bolsonaro cai e apoio a impeachment cresce, diz pesquisa
A rejeição ao presidente aumentou com a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça
A crise no Palácio do Planalto que culminou com a saída do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça afetou a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a maioria da população agora quer seu impeachment.
Pesquisa da consultoria Atlas Político, divulgada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Valor, aponta que 54,1% dos entrevistados são favoráveis a um processo de impeachment contra Bolsonaro e 36,6% são contrários.
Já a avaliação que soma ruim e péssimo do governo Bolsonaro atingiu 49%, o percentual mais alto da série iniciada em fevereiro de 2019. Em relação à pesquisa divulgada no mês passado, houve um salto de oito pontos percentuais.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
A soma de avaliação boa ou ótima de Bolsonaro caiu de 26% para 21%. A pesquisa também mediu pela primeira vez o apoio ou rechaço do eleitorado a um impeachment presidencial. Das respostas consideradas, 54,1% são a favor do impeachment e 36,6% são contrários.
O lavamento também avaliou a imagem ex-juiz Sergio Moro. A aprovação ao ex-ministro da Justiça chegou a 57%, índice que não alcançava desde a suspeição levantada sobre a sua atuação como juiz após o vazamento de mensagens de integrantes da força-tarefa da Lava Jato.
A pesquisa da consultoria Atlas Político foi feita por telefone com 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de abril. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.