Por que emissoras americanas cortaram fala de Trump

ABC, CBS, MSNBC e NBC se uniram e suspenderam discurso que espalhava informações falsas

Quatro das principais emissoras dos Estados Unidos cortaram parte do pronunciamento feito na noite de ontem, 5, pelo presidente Donald Trump, que afirmou que as eleições sofrem fraudes, embora não tenha apresentado provas.

ABC, NBC, CBS e MSNBC colocaram jornalistas para alertar a falta de embasamento nas acusações enquanto Trump ainda falava, algo raro.

As maiores emissoras de TV dos Esatdos Unidos interrompem discurso de Donald Trump ao vivo
Créditos: Reprodução/Twitter
As maiores emissoras de TV dos Esatdos Unidos interrompem discurso de Donald Trump ao vivo

“Na contagem de votos legais, minha vitória é clara. Na contagem dos votos ilegais, eles podem tentar roubar minha vitória”, afirmou Trump em um dos trechos do discurso. Segundo ele, os republicanos estão procurando analisar os votos atrasados, mas “eles [democratas] não querem permitir auditores”, que “foram mantidos a muitos metros de distância, sem conseguir observar direito”. “Eles não querem ninguém observando a contagem”, acusou ainda.

“Esse processo foi injusto”, continuou o presidente, que ainda falou que os votos por correio são “corruptos” e que muitos chegaram sem selo e depois do dia da eleição. “De repente, aparecem os votos que [os democratas] precisam”. “É fantástico como todos esses votos que surgem favorecem os democratas”, ironizou. “Eles estão manipulando a eleição”, afirmou.

Interrupção

O primeiro canal a interrompê-lo foi a MSNBC, canal à cabo da NBC, que esperou pouco mais de um minuto até intervir e fazer o famoso fact-checking nas falas de Trump.

Estamos aqui novamente na posição inusitada de não apenas interromper o presidente dos Estados Unidos, mas corrigir. Ari Melber, você como nosso correspondente de judiciário, por favor. Não há votos ilegais que saibamos, não há vitória de Trump que nós saibamos”, disse, ao vivo, Brian Williams

Na NBC, o âncora Lester Holt entrou no ar para alertar o público sobre o pronunciamento de Trump com acusações falsas sobre fraude. “Precisamos interromper aqui porque o presidente Trump enumerou uma série de alegações falsas sobre fraude nas eleições. Não há evidência de qualquer indício de fraude e nem mesmo sua campanha conseguiu provar isso.

A CNN e a FOX News, que transmitiram o discurso na pintegra, fizeram o mesmo processo de fact-checking após a fala de Trump.

Em sua edição impressa desta quinta-feira, o jornal The New York Times não deu destaque às acusações de fraudes nas eleições feitas por Donald Trump.