Por que o aquecimento global está deixando a Antártida verde
Na Antártida, uma cena tem chamado a atenção dos cientistas. Por causa do aquecimento global, plantas estão crescendo na região e transformando a paisagem branca em verde, de acordo com o relatório publicado no jornal “Current Biology”.
Nesta quinta-feira, dia 18, pesquisadores que estudam musgos em uma área de 640 km de extensão anunciaram que descobriram um forte aumento no crescimento destes vegetais nos últimos 50 anos. Antes, a Antártida tinha apenas 0,3% de sua área com plantas.
Segundo informações da “AFP“, o coautor do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, disse que as elevações de temperatura durante cerca de cerca de meio século na península Antártica tiveram um efeito dramático sobre os bancos de musgos que crescem na região.
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- Satélite revela que Antártica está ficando verde em ritmo acelerado
- Continente gelado: afinal, qual é a temperatura na Antártida?
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
Cinco amostras retiradas da Terra mostraram evidências do que os especialistas denominam “pontos de mudança”, ou pontos no tempo, após os quais a atividade biológica aumentou claramente.
As três ilhas da Antártida, Ilha Elefante, Ilha Ardley e Ilha Verde, onde crescem os bancos de musgo mais profundos e antigos, fazem partes das áreas analisados pelo estudo.
Leia o conteúdo na íntegra aqui.
- Leia mais: