Prédio no centro será transformado em abrigo de artistas idosos

Reforma do Palacete dos Artistas pretende abrigar os esquecidos pelo tempo

19/09/2012 14:19 / Atualizado em 09/10/2012 11:15

O prédio histórico terá, além dos apartamentos, áreas de convivência e espaços para a saúde
O prédio histórico terá, além dos apartamentos, áreas de convivência e espaços para a saúde

A incessante sobreposição diária de vídeos, músicas e imagens já torna difícil a tarefa de nos lembrarmos dos artistas que faziam sucesso há um ano. O que dizer, então,  daqueles que passaram pelos palcos e telas há mais de quatro décadas?

Para amenizar alguns efeitos dessa “falta de memória”, está em construção o Palacete dos Artistas, prédio destinado a abrigar os artistas idosos que foram esquecidos pelo tempo. Na verdade, a reforma do antigo Hotel Cineasta faz parte do Renova Centro, programa da prefeitura que pretende transformar imóveis do centro da cidade em moradias para família de baixa renda.

A ideia é que o palacete abrigue 50 artistas, entre músicos, pintores e atores, com mais de 60 anos e renda máxima de até três salários mínimos. Os inquilinos deverão contribuir com 15% do salário para morar no local, que fica na Avenida São João próximo da famosa esquina com a Ipiranga.

A reforma do edifício, que deve ficar pronto até o fim de 2012, compreende a construção de 20 quitinetes e 30 apartamentos de até 45m², além de um supermercado privado e espaços para odontologia, fisioterapia, área de lazer, lavanderia e horta.