Prefeitura de São Paulo anuncia retorno de rodízio tradicional
Mudança ocorre após anúncio do governo do estado de que o toque de restrição será encerrado no dia 1º de agosto
O rodízio de veículos e caminhões na cidade de São Paulo retorna ao horário tradicional a partir do dia 2 de agosto. A restrição vale das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.
A mudança ocorre após o governo do estado suspender o “toque de restrição”, que reduz a circulação nas ruas das 23h às 5h, a partir de 1° de agosto.
O rodízio tradicional estava suspenso desde o dia 22 de março como uma das medidas de combate a covid-19.
A restrição de circulação de veículos e caminhões vale para a região do centro expandido e de acordo com o final da placa do veículo:
- Segundas-feiras: finais 1 e 2;
- Terças-feiras: finais 3 e 4;
- Quartas-feiras: finais 5 e 6;
- Quintas-feiras: finais 7 e 8;
- Sextas-feiras: finais 9 e 0.
Flexibilização
Hoje o governador João Doria (PSDB) anunciou a flexibilização da quarentena no estado de São Paulo, com a ampliação do horário de funcionamento do comércio até a meia-noite e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos para 80% a partir de domingo, 1º de agosto. Atualmente, a horário limite é 23h e a capacidade 60%.
Segundo Doria, a flexibilização só foi possível devido ao avanço da vacinação no estado e à melhora nos indicadores da pandemia.
O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.
As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1º e 16 de agosto. Já a partir do dia 17, todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas.
No entanto, eventos que geram aglomerações, como casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, continuam proibidos.
Os parques estaduais também poderão voltar aos seus horários regulares de antes da pandemia a partir do dia 1º.
O governo também anunciou a antecipação do calendário de vacinação, como nova previsão para que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18 de agosto.