Prefeitura quer cadastrar e restringir músicos na Paulista Aberta

Três anos após o início do projeto, Paulista Aberta tem aprovação de 61% dos moradores da região e recebe, em média, 100 mil pessoas nos domingos e feriados

Por: Redação | Comunicar erro

São Paulo se tornou uma cidade mais democrática, aberta e inclusiva desde que, em outubro de 2015, apostou no Programa Ruas Abertas para celebrar a diversidade de sua essência. Celebra na convivência, e na arte do encontro, sua vocação cosmopolita.

Apesar disso, três anos depois, um novo impasse se impõe à realidade dos domingos na Avenida Paulista, que, com um público cada vez maior, se depara com a necessidade de criar uma nova regulamentação para a participação de músicos na região.

Segundo informações do jornal “O Estado de S. Paulo”, a prefeitura deve restringir o número de pontos de apresentação e pedirá o cadastramento prévio dos interessados.

Paulista Aberta recebe, em média, cerca de 100 mil visitantes aos domingos

A mudança visa mediar os atritos causados pelas apresentações que, devido ao grande número de artistas, motivaram reclamações dos moradores e frequentadores da via de lazer. “É uma demanda que vem deles (os músicos) também. A ideia é fechar um consenso dos pontos em que vamos permitir, avisar os músicos que eles têm de se credenciar antes”, destacou prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, que vai apresentar a proposta ao conselho gestor do Paulista Aberta nesta terça-feira, 26, na sede da prefeitura.

Moradores estudam propôr fim do programa Paulista Aberta (E nós rejeitamos a proposta) 

Em meio às inúmeras polêmicas que envolveram o projeto ao longo dos três últimos anos, como o bloqueamento de acesso aos hospitais da região – questão descartada após estudos – Célia Marcondes, presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César, disse ao “Estado” que associações da região estudam propor à prefeitura a transferência do programa para o Vale do Anhangabaú, acabando, assim, com a Paulista Aberta. “O mínimo que se espera é que alguém coloque ordem.”

Discordamos de Clélia: em nossa missão de encontrar possibilidades acessíveis, inclusivas e de qualidade, em todas as áreas da atividade humana, entendemos o projeto Paulista Aberta como uma das mais importantes expressões da pluralidade cultural exercida em São Paulo.

Que, mesmo diante de todos os muros e “da dura poesia concreta das tuas esquinas”, aprende a se reinventar e ocupar as ruas de forma inovadora e criativa, cumprindo de forma inspiradora o papel democrático indispensável à maior cidade da América do Sul.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …