Previsão do tempo pode acabar no Brasil por falta de recursos
Com informações do Estadão
O supercomputador Tupã, principal responsável pela previsão do tempo no Brasil, pode estar com os dias contados. Isso porque a máquina do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, a 200 quilômetros da capital, está próxima do que os especialistas chamam de “end of life” (“fim da vida”).
Ou seja, mesmo com manutenção regular, este é o ponto em que o computador pode parar a qualquer momento. Se isso acontecer, a previsão do tempo do país inteiro também deverá ser impactada, com consequências imediatas para setores como prevenção de desastres, energia e agricultura.
Em entrevista ao Estadão, o chefe de Operações do centro, Gilvan Sampaio, disse que, sem a máquina, não há como gerar as previsões. Segundo ele, na semana retrasada, o computador quebrou no domingo e só voltou a funcionar na terça-feira.
Além disso, o contrato de manutenção do aparelho venceu em outubro e não foi renovado por falta de recursos. Até o momento, a empresa responsável continua a prestar o serviço, mesmo sem pagamento, mas somente nos dias de semana e em horário comercial.
- Veja também: