Professor dá socos em aluno de 14 anos após suposta ofensa racial
O docente pediu para que o jovem se retirasse da sala de aula e o mesmo não atendeu o pedido e, ainda, o teria insultado
O professora Marston Riley, de 64 anos, que leciona música, foi preso após socar um aluno de 14 anos, após o mesmo ter, supostamente, o insultado com ofensa racial. O caso aconteceu na última sexta-feira, 2, na Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com informações da CNN, a cena de agressão física e violência verbal aconteceu na frente dos demais alunos.
Conforme depoimento dos próprios estudantes, a discussão entre professor e aluno teve início quando o docente pediu para que o jovem se retirasse da sala por não estar vestindo o uniforme escolar. O rapaz então se recusou a deixar a classe e passou a ofender o professor, que é negro.
- Mulher nega pagar serviço adiantado e sofre injúria racial
- Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
- Racismo: professor de BH é acusado de ameaçar menina negra de 11 anos
- Porteiro sofre racismo e é ameaçado de morte por morador de Copacabana: ‘macaco’
Após ser alvo de uma série de ofensas, Riley acabou agredindo o aluno com diversos socos.
O jovem teve alguns ferimentos leves, mas passa bem. O professor foi preso por abuso à criança e solto no dia seguinte. Um julgamento sobre o caso está marcado para o dia 30 de novembro.
Ofensa racial é crime
Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail ([email protected]), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).