Conheça 5 profissionais trans inspiradores que se destacam no LinkedIn
Inclusão de pessoas trans passa por acesso a empregos formais, educação e saúde
O mercado de trabalho, como reflexo da sociedade, é muito resistente à presença de profissionais trans. O estigma social dos transgêneros é mais uma barreira num país que já sofre com o desemprego e com a precarização dos direitos dos trabalhadores.
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 6% das pessoas transgêneros e travestis estão empregadas e muitas precisam recorrer à informalidade e a subempregos para sobreviver.
Para superar essa questão, é preciso debater e lutar pela inclusão de pessoas trans em empregos formais e no acesso a cursos universitários e de capacitação, o que resultaria em mais qualificação e empregabilidade.
- Atletas trans decidirão em que time jogar na Alemanha
- Instituto oferece 28 bolsas de estudo em TI para pessoas trans
- Mulher trans pode amamentar? Mãe trans conta detalhes da amamentação
- Mães de pessoas trans mostram o valor da maternidade; leia relatos
Separamos cinco profissionais trans inspiradores para acompanhar no LinkedIn. Veja:
Maitê Schneider
Fundadora do TransEmpregos, o maior banco de dados de currículos e vagas para pessoas trans do Brasil, a curitibana Maitê Schneider mora em São Paulo e atua em várias frentes para mudar o panorama que afeta os transexuais.
Ela, que também é criadora do mais antigo portal da diversidade no Brasil, a Casa da Maitê, faz parte de diversos projetos sociais voltados para a capacitação e inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho.
Além do gerenciamento do TransEmpregos, ela está à frente da rede Empodera Trans e do projeto Trans-Formação, realizado em parceria com o Google, é co-fundadora do Transgrupo Marcela Prado e madrinha da Casa Florescer.
Noah Scheffel
Fundador e CEO do EducaTRANSforma, que oferece capacitação gratuita e de consultoria em empregabilidade para pessoas transgênero em tecnologia e inovação, Noah Scheffel foi selecionado como Top Influencer LinkedIn, título oferecido pela própria rede social.
Especializado em diversidade, minorias e inclusão, ele trabalha há mais de 15 anos no ramo de tecnologia e abre caminho na área para outros transexuais.
Scheffel compartilha as suas experiências no LinkedIn e estimula a participação de pessoas trans no ambiente organizacional e desenvolve produtos e serviços representativos.
Gabriela Augusto
Gabriela Augusto é diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, que atua em questões inclusivas e de diversidade em organizações como Gerdau, Google, Kraft-Heinz e Citi.
Laureada no LinkedIn Top Voice 2020 e Forbes Under 30, ela procura evitar que outras pessoas trans passem por situações desagradáveis e desrespeitosas em empresas.
Gabriela debate a diversidade e a inclusão para dar visibilidade e equidade nos ambientes corporativos e no mercado de trabalho.
Athos Souza
Produtor de programas e projetos sociais, Athos Souza é militante de assuntos relacionados à identidade de gênero, saúde e transmasculinidade.
Ele é educador comunitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e desenvolve estudos e pesquisas clínicas que envolvem a população LGBTQIA+.
Athos também é colaborador no Instituto SauDiversidade, uma organização não governamental que visa promover a educação e informação sobre saúde integral com foco nas diversidades.
Victória Corotto
Linkedin Top Voice 2022, Victória Corotto é consultora em diversidade com foco na capacitação gratuita e inserção de pessoas trans no mercado de trabalho.
Uma das primeiras estudantes do EducaTRANSforma, ela agora atua na gestão de pessoas do mesmo projeto.
Victória usa o LinkedIn para fomentar a participação de travestis e transgêneros no mercado de trabalho, na capacitação na área de TI e na sociedade brasileira como um todo.