Entidade quer proibir procriação de buldogues franceses como conhecemos
Especialistas em saúde e bem-estar animal lançam novas diretrizes para os padrões da raça afim de evitar problemas de saúde
O Kennel Club, grupo de bem-estar e treinamento canino com sede no Reino Unido, afirmou que cães com focinho achatado e olhos protuberantes não servirão mais como um exemplar aceitável de buldogues franceses.
Preocupada com as “características extremas” que agravam os problemas de saúde, a associação estabeleceu novas diretrizes para os padrões da raça, visando garantir a saúde e bem-estar dos animais como prioridade absoluta.
As revisões das diretrizes incluem um focinho bem definido, que deverá “ser visto claramente de perfil”, e narinas “visivelmente” abertas.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
“Todos os padrões da raça são revisados regularmente, informados por dados de saúde específicos da raça em andamento e são explícitos que quaisquer exageros físicos devem ser evitados”, disse Bill Lambert, especialista em saúde e bem-estar do Kennel Club.
Problemas de saúde
Os buldogues franceses explodiram em popularidade na última década e são uma das raças de cães mais populares do Reino Unido desde 2018.
Muitas pessoas são atraídas pela característica braquicefálica, que confere aquela face plana e achatada aos cães, o que pode levar a problemas respiratórios graves, dentários e oculares, além de dermatite por conta da pele enrugada.
Segundo o Kannel Club, esses problemas originados na raça é fruto principalmente da irresponsabilidade de criadores.
“Certos problemas de saúde em buldogues franceses foram impactados por seu enorme aumento na popularidade, e continuamos extremamente preocupados com os exageros que parecem criar uma aparência ‘fofa’ e tornaram-se gradualmente vistos como normais e até desejáveis”, disse Bill Lambert.
Toda as mudanças nas diretrizes, segundo o especialista em saúde e bem-estar animal, visam enviar uma mensagem aos compradores sobre a importância de garantir que qualquer filhote de buldogue francês que comprem não tenha características exageradas.