Projeto convida artistas brasileiros para incentivar a Land Art no país
O LAB VERDE vai escolher cinco artistas para fazerem intervenções saudáveis nas paisagens da Amazônia
A Land Art – manifestação artística que mistura paisagens e obras – já está presente em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil, mas uma iniciativa recente quer incentivar ainda mais o conceito por aqui. O projeto LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia quer propor uma reflexão sobre arte e meio ambiente no país, promovendo um conjunto de conteúdos inéditos nas artes visuais brasileiras.
Para isso, o projeto vai selecionar cinco artistas para a realização de intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke, na cidade de Manaus. A organização convoca artistas de diferentes regiões do país para participar do Edital LAB VERDE e serem autores do desenvolvimento da Land Art no Brasil.
Os artistas selecionados serão orientados por uma equipe de especialistas das áreas de Biologia, Artes Visuais e Arquitetura e terão três mil reais para a produção das obras, bem como uma viagem a Manaus para um período de residência na Reserva Florestal. Além da experiência na Reserva, o projeto prevê a realização do seminário LAB VERDE: Interações entre Arte e Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas. A intenção é que todo o projeto vire um catálogo disponível para download.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de abril na página www.labverde.com.br. A participação é aberta a todos os profissionais, estudantes, artistas, arquitetos, paisagistas, biólogos, fotógrafos, designers e interessados no tema da convocatória.
