Projeto cria biblioteca colaborativa de livros levados às urnas

Biblioteca colaborativa pretende reunir livros levados às urnas no segundo turno das eleições; mas para acontecer, o projeto precisa da sua ajuda

Por: Redação | Comunicar erro

Em um país cujo o hábito da leitura, ou a falta dele, faz dos brasileiros vítimas do próprio desinteresse, um projeto intitulado o Livro que Levei quer mudar este paradigma, promovendo o incentivo à leitura.

Inspirado no movimento que, no segundo turno das eleições presidenciais, levou milhares de pessoas em todo o país a escolherem um livro para levar às urnas, a iniciativa propõe a criação de uma biblioteca colaborativa.

Nela, títulos que simbolizam valores como esperança, luta, diversidade e pluralidade, sob o pretexto de que o conhecimento é a maior arma de transformação social.

Campanha pede sua colaboração 

O publicitário Gabriel Morais, um dos idealizadores do projeto, falou sobre a proposta da biblioteca, que, semelhante a um clube do livro, permitirá a troca de obras por meio da troca de obras entre os leitores. “A grande maioria dos livros que lemos são recomendados por algum amigo ou conhecido. A indicação de livros – ainda – é a forma mais efetiva para o incentivo à leitura. E o movimento que nasceu durante o segundo turno das eleições foi, sem dúvidas, a maior campanha de incentivo à leitura em nosso país. ‘O livro que levei’ representa uma curadoria feita organicamente por milhares de pessoas. Um convite à leitura de livros que simbolizam muita coisa”.

Qualquer pessoa poderá se tornar membro e ter acesso a todas as obras da biblioteca. Para torná-lo real, uma campanha pede sua contribuição no Catarse. Saiba como ajudar! 

O livro que levei from O Livro que levei on Vimeo.

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …