Projeto de arte urbana ensina graffiti a idosos portugueses
O LATA65 viu que os mais velhos se interessavam pela arte de rua e resolveu convidá-los para fazer sua própria; o resultado foi positivo
Na cidade de Corvilhã acontece um festival de arte urbana chamado Wool. Os organizadores do evento perceberam, ao longo dos anos, que as pessoas mais velhas da cidade demonstravam interesse pelas intervenções e resolveram inserir os idosos no universo do graffiti. Surgiu assim o projeto LATA65, que tem o objetivo de aproximar os idosos a uma forma de expressão artística geralmente associada aos mais novos.
(fotos: fanpage LATA65)
A primeira edição do workshop do LATA65 durou cinco dias e abordou a contextualização histórica da arte urbana e suas manifestações. A partir daí os idosos já começaram a criar uma imagem que os representassem misturando texto, desenhos e colagens. Depois, aprenderam técnicas de tinta spray e estêncil, passando a aplicar suas marcas.
- Projeto em Portugal leva grupos de idosos à prática de arte urbana
- A7MA: eles moravam juntos em um atêlier; hoje, têm uma galeria que apoia artistas de grafitti e arte urbana
- Idosos protagonizam maratona de grafite em Portugal
- Santo André recebe atividades relacionadas à arte urbana
Segundo o Wool, os resultados foram muito positivos e provaram que o diálogo entre gerações pode estar mais presente do que se pensa. Veja o abaixo vídeo que mostra como foi o workshop do LATA65.
Via Hypeness.