Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista
Você sabia que uma única bituca contém mais de 7.000 substâncias químicas tóxicas?
Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente. A fim de minimizar esses danos, a Bem Bolado Brasil firmou uma parceria com a Poiato Recicla – através da Flow Sustentável – que está chamando a atenção nas praias do litoral norte paulista.
Em dezembro ocorreram as primeiras instalações de caixas coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia em São Sebastião (Maresias, Juréia e Camburi) e em Ubatuba (Itamambuca, Itaguá, pista de skate e centro).
Transformando lixo
Completado um mês do projeto, foram coletadas 6.175 bitucas. Equivalente 2,5 kg de lixo tóxico que não foram deixados em nosso solo e água. Com isso, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.088 litros de água. “A parceria da Bem Bolado com a Poiato Recicla é algo que veio para somar na sensibilização dos fumantes sobre o encaminhamento correto das bitucas de cigarros, com a transformação deste resíduo em papel artesanal”, conta Tatiana Araujo, da Flow Sustentável.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Os resíduos dos cigarros são transformados numa massa celulósica para fazer papel, que por sua vez vai para instituições que fazem produtos como cadernos. Inovadora, a Poiato Recicla é a primeira usina de reciclagem de cigarros do Brasil, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela Universidade Federal de Brasília (UnB). O processo de reciclagem retira todas as substâncias tóxicas e extrai a fibra de celulose para fazer papel artesanal.
A Flow Sustentável, localizada em São Sebastião (SP), promove consultoria e executa soluções que colaboram com o desenvolvimento sustentável, como: placas fotovoltaicas, aquecedor solar, captação de água da chuva, madeira plástica, telhado verde, vaso sanitário ecológico, etc.
A ação pretende colaborar no desenvolvimento sustentável e consciente num mundo que valorize o legado para as gerações futuras.