Roteiro ‘zen’ pelo balneário de Jose Ignacio, no Uruguai

Se você procura festas madrugada afora e ostentação, definitivamente este não é o lugar

Destino ainda pouco explorado pelos brasileiros, o balneário uruguaio de José Ignacio vai muito além de praias. Diferente da badalada Punta del Este, no bucólico vilarejo a rotina é mais zen.

Se você procura festas madrugada afora e ostentação, definitivamente José Ignacio não é o lugar. Localizado a cerca de 40 km de Punta del Este, esta antiga vila de pescadores que se transformou em um destino hippie-chique.

O charmoso balneário de Jose Ignacio, no Uruguai
Créditos: xeni4ka/iStock
O charmoso balneário de Jose Ignacio, no Uruguai

Este paraíso entre o oceano Atlântico o rio da Prata tem bons restaurantes, bares, hotéis e galeria de artes.

O casal catarinense Rafael Arpini e Mariana Sponchiado Arpini, de Itajaí, esteve recentemente em José Ignacio e compartilha algumas dicas do que fazer na região. Confira abaixo:


O ponto de partida é Punta del Este. Mais precisamente o Arameo Holistico. Um centro dedicado ao bem-estar: físico, mental, emocional e espiritual –com prática da medicina tradicional chinesa, ioga, massagens.

Em todo ambiente existe exposições temporárias de arte, decorações e um cronograma ativo de palestras e lançamentos de livros, além de degustação de produtos gourmet artesanais.

Chegando a Jose Ignacio, o La Susana é pedida certa para passar a tarde. O misto de restaurante e beach club “pé na areia” é aconchegante e descolado com “sunset” incrível. Contemplar p show de cores com o sol se pondo no mar é experiência obrigatória.

Não é um restaurante barato, mas é um lugar com boas opções para todos os gostos, com excelentes drinks e carta de vinho uruguaios. Com uma decoração rústica, coordenada a peças feitas à mão. O espaço pertencente ao Grupo Vik, que possui vários hotéis de luxo na região, como Estancia Vik, Playa Vik e Bahia Vik, entre outros.

 O belo pôr do sol no balneário de Jose Ignacio, no Uruguai
Créditos: Arquivo pessoal
 O belo pôr do sol no balneário de Jose Ignacio, no Uruguai

Se você aprecia artes plásticas, precisa conhecer as obras do artista Ignacio Zuloaga, um dos principais nomes da cena uruguaia. Reserve pelo menos 1h30m para visitar seu ateliê. São inúmeras obras multicoloridas, fortes, em traços abstratos que levam o astral de qualquer ambiente.

Para se hospedar em Jose Ignácio, a casa Suaya representa bem o espírito na cidade. Arquitetura “clean”, linhas retas e clássicas trazem uma atmosfera toda especial para o hotel.

 A piscina do charmoso hotel Suaya, em José Ignacio
Créditos: Arquivo pessoal
 A piscina do charmoso hotel Suaya, em José Ignacio

Quando bater aquela fome inesperada, vale a parada para um “brunch” no Felix Caffè – 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮 & 𝗥𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗻𝗼.  Sanduíches e porções para dividir, acompanhadas por um café expresso moído na hora, e ótimas opções me geleias caseiras.

 Quando bater aquela fome, vale a parada no Felix Caffè – 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮 & 𝗥𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗻𝗼
Créditos: Arquivo pessoal
 Quando bater aquela fome, vale a parada no Felix Caffè – 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮 & 𝗥𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗻𝗼

Reserve um (ou mais) final de tarde para acompanhar o pôr do sol na Playa Vik.

Rafael Arpini é mestre em Medicina Cosmética e Envelhecimento Fisiológico pela Universidade de Barcelona e CEO da Scientific Skin Technology.