Projeto propõe uma nova sociabilização no transporte coletivo

12/01/2012 04:29 / Atualizado em 13/01/2012 11:14

Você costuma conversar com as pessoas desconhecidas a sua volta no transporte público? Por que não? Um projeto que está em período de captação no Catarse, tem como sua principal proposta “uma nova prática dentro do transporte público”.

reproduçãoLogo do projeto
Logo do projeto

O “Bate-papo coletivo” começou a tomar forma em janeiro de 2011 quando, inspirada pelo que acompanhou pelas notícias das revoluções da primavera arabe e pelo potencial agregador das redes sociais, a comunicadora Patrícia Gazzoni resolveu fazer experiências envolvendo o relacionamento das pessoas no transporte público.

No começo observava as pessoas e a maneira como reagiam no coletivo. Passado um tempo resolveu fazer a experiência com a brincadeira “cama de gato”. “Pegava o barbante e ficava preparando ele, quando preparava a cama de gato chegava na pessoa do lado e perguntava que se ela queria brincar”, conta Patrícia, que via no convite à brincadeira uma forma de se colocar como “passiva diante da outra pessoa”, de forma a não a assustar, para ela “as pessoas tem muito medo de quem elas não conhecem”.

Para conferir a matéria na íntegra, acesse o Open City.