Projeto propõe uma nova sociabilização no transporte coletivo
Você costuma conversar com as pessoas desconhecidas a sua volta no transporte público? Por que não? Um projeto que está em período de captação no Catarse, tem como sua principal proposta “uma nova prática dentro do transporte público”.
O “Bate-papo coletivo” começou a tomar forma em janeiro de 2011 quando, inspirada pelo que acompanhou pelas notícias das revoluções da primavera arabe e pelo potencial agregador das redes sociais, a comunicadora Patrícia Gazzoni resolveu fazer experiências envolvendo o relacionamento das pessoas no transporte público.
No começo observava as pessoas e a maneira como reagiam no coletivo. Passado um tempo resolveu fazer a experiência com a brincadeira “cama de gato”. “Pegava o barbante e ficava preparando ele, quando preparava a cama de gato chegava na pessoa do lado e perguntava que se ela queria brincar”, conta Patrícia, que via no convite à brincadeira uma forma de se colocar como “passiva diante da outra pessoa”, de forma a não a assustar, para ela “as pessoas tem muito medo de quem elas não conhecem”.
Para conferir a matéria na íntegra, acesse o Open City.