Promotora de MG recebe 200 mil assinaturas sobre Brumadinho

A petição pede a responsabilidade civil e criminal da Vale pelo desastre ocorrido no final de janeiro

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição na Change.org pedindo a responsabilidade civil e criminal da Vale pelo crime ambiental ocorrido em Brumadinho no final de janeiro, e a mobilização não tem sido em vão: na última quarta-feira, 14, o Ministério Público de Minas Gerais recebeu as assinaturas como demonstração de que estão ouvindo a sociedade.

O criador do abaixo-assinado, o advogado carioca Pedro Barros, foi recebido pela promotora Luciana de Paula, coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais, que faz parte da força-tarefa responsável pelo caso de Brumadinho.

Luciana explicou que a força-tarefa sobre Brumadinho está sendo dividida em três núcleos (socioambiental, socioeconômico e criminal), e, por isso, há a possibilidade das assinaturas serem anexadas a um dos inquéritos em tramitação. “Essas 200 mil pessoas são um contingente grande de pessoas que manifestaram sua indignação, que reforçam e nos dão mais força ainda para atuar nesse caso específico”, disse a promotora durante a reunião. “A atuação do Ministério Público é automática, já decorre do fato, nós vamos sempre atuar. Mas essa materialização é considerada. Isso é do tamanho de uma cidade, nós temos uma cidade de porte médio aqui que saiu do seu conforto e tomou uma atitude para se manifestar”, complementou.

Crédito: Yahisbel Adames/ Change.orgPedro Barros, advogado responsável pelo abaixo-assinado por Brumadinho, e a promotora do MPMG Luciana de Paula

Pedro, responsável pela petição, se diz satisfeito com a impressão positiva que a mobilização causou no MP. “Além de termos sido muito bem acolhidos, as respostas que a promotora nos deu demonstram que a instituição está 100% comprometida com a responsabilização da Vale”, disse o advogado. “As pessoas precisam rememorar as causas da tragédia e cobrar de seus representantes eleitos a manutenção das formas de proteção ao meio ambiente e licenciamento ambiental”, complementa.

Confira o abaixo-assinado no link: www.change.org/Brumadinho

Crédito: Yahisbel Adames/ Change.org“Fiquei contente que o abaixo-assinado tenha causado uma impressão positiva no MP”, disse Pedro após a reunião

De acordo com a promotora, o órgão está intensificando a fiscalização em relação a outras barragens para evitar desastres similares, além de buscarem uma possível restauração do dano ambiental ocorrido e que a responsabilização socioeconômica decorra da própria Vale. “O que pedimos para a sociedade agora são essas atitudes de demonstrar sua indignação, de prestar suporte às vítimas, mas a questão financeira precisa ser assumida pela empresa”, declarou Luciana, reforçando também que as primeiras doações de 100 mil reais feitas pela Vale aos atingidos ainda não configura nas indenizações, as quais ainda serão fixadas com a finalização do processo.

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 18 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …