Público pode votar em 10 líderes socioambientais
Os dez líderes finalistas de 2013 dos prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro estão concorrendo também na categoria Escolha do Leitor, aberta à votação do público no site folha.com.br/empreendedorsocial.
O internauta pode fazer sua escolha após assistir aos vídeos de um minuto, nos quais eles mostram sua atuação em defesa de uma causa. No comando de sete organizações, os dez empreendedores apresentam exemplos concretos de resolução de problemas sociais.
O prazo da votação on-line se encerra na noite de 21 de novembro, durante a cerimônia de entrega das premiações, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista.
Na ocasião, ocorrerá também a premiação tradicional do Empreendedor Social, parceria da Folha de S.Paulo com a Fundação Schwab, e do Empreendedor Social de Futuro, eleitos por um júri especializado, com a presença de convidados, entre acadêmicos, empresários, artistas, lideranças sociais e governantes.
QUATRO MULHERES CONCORREM AO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2013
Alice Freitas, 34, advogada – cofundadora da Asta, que, com a criação de brindes feitos a mão com sobras da produção de empresas e venda porta a porta de artesanato, fortalece grupos produtivos formados por mulheres de baixa renda. Site: www.redeasta.org.br.
Merula Steagall, 46, administradora – mentora da Abrale e da Abrasta, que oferecem assistência a pacientes com doenças graves no sangue e produzem e disseminam conhecimentos na área onco-hematológica, com impacto em políticas públicas. Sites: www.abrale.org.br e www.abrasta.org.br.
Regina Guarita, 67, arte-educadora – fundadora da Arte Despertar, organização que usa arte e cultura para reconectar indivíduos em situações críticas, como profissionais sobrecarregados da saúde, pacientes hospitalizados e crianças socialmente vulneráveis. Site: www.artedespertar.org.br.
Sylvia Guimarães, 36, historiadora – idealizadora da Vaga Lume, desenvolve intercâmbios culturais que promovem o protagonismo de pessoas e comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura, da escrita e da oralidade. Site: www.vagalume.org.br.
SEIS JOVENS ESTÃO NA FINAL DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2013
Alessandra Orofino, 24, economista, e Miguel Lago, 26, administrador público – criadores da plataforma interativa Meu Rio, que conecta os cidadãos cariocas com representantes políticos e promove mobilizações de interesse público. Site: www.meurio.org.br.
Alexandre Amorim, 23, administrador, Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24, economistas – juntos, desenvolvem uma metodologia gratuita e pioneira que melhora a gestão e a estrutura de escolas especiais de Curitiba. Site: www.asidbrasil.org.br.
Tony Marlon, 29, jornalista – fundador do Instituto Escola de Notícias, que, com oficinas de comunicação que valorizam histórias de vidas, transforma, dá voz e trabalho a jovens da periferia da zona sul de São Paulo. Site: www.escoladenoticias.org.