Qual a relação entre mudanças climáticas e eficiência energética?
Por que adotar práticas de eficiência energética em nosso cotidiano? Saiba alguns segredos de um equipamento ou um serviço energeticamente eficiente
Você sabia que, ao adotar práticas de eficiência energética, está contribuindo para que os efeitos das mudanças climáticas sejam minimizados?
Basicamente, ser energeticamente eficiente é fazer um mesmo serviço (como iluminar ou resfriar um ambiente) usando menos energia. Por exemplo, usar lâmpadas eficientes ou aparelhos que consumam menos, como os que possuem a nota “A” na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) ou utilizar iluminação natural durante o dia ajuda a reduzir o consumo energético e isso se reflete em menos emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa que seriam emitidos na atmosfera, contribuindo com as alterações do clima.
Esses gases são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito e, consequentemente, do aquecimento global. A elevação da temperatura média da Terra está diretamente relacionada com o aumento de eventos climáticos extremos como grandes secas, aumento das queimadas, chuvas intensas, tempestades e o aumento do nível do mar .
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- 8 consequências das mudanças climáticas, segundo a ONU
- Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para o Enem
- Poluição de incêndios florestais causa mais de 12 mil mortes por ano
Confira o vídeo especial elaborado pela organização IEI Brasil sobre a importância da eficiência energética na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Ele foi lançado no último sábado, em homenagem ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Assista!
Quer saber mais sobre eficiência energética? Faça o download do livro gratuito “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” e fique por dentro desse universo!