Qual a relação entre mudanças climáticas e saúde mental

Você sabia que as mudanças climáticas afetam a saúde mental? A especialista Helen Gurgel, da UnB, nos ajuda a comprender a amplitude do tema. Assista!

Sempre quando falamos em mudanças climáticas, é preciso compreender que elas têm impactos diretos e indiretos. Depressões e ansiedades profundas são alguns deles.

A alteração nos padrões das chuvas, aumento dos eventos extremos, do nível do mar e acidificação dos oceanos são apenas alguns dos exemplos de consequências diretas. Já a qualidade da água, a poluição do ar, mudanças ecológicas e no uso do solo são efeitos indiretos. Ambos são graves e trazem incidências negativas à saúde humana por meio de desnutrição, doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas, alergias, lesões e, inclusive, distúrbios mentais.

Um estudo chamado How climate change is affecting your health (2016) estima que, entre 2030 e 2050, as mudanças climáticas podem causar 250 mil mortes por ano – devido, principalmente, à malária, desnutrição, diarreias e estresses por calor.

Quando relacionamos um panorama mundial entre as emissões de gases de efeito estufa, mudanças climáticas e saúde, pouco falamos sobre saúde mental – que é um tema muito recorrente na atualidade. Segundo a professora Helen Gurgel, coordenadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde da Universidade de Brasília (UnB), os quadros patológicos de estresse pós-traumático e depressão estão associados às catástrofes naturais, por exemplo.

“A mudança climática se reflete em alguns extremos. Inundações, situações que vão chegar à ruptura. Isso acaba levando uma desestabilidade e acaba prejudicando a sua saúde mental. Se ela não for trabalhada, ela vai levar a casos extremos como suicídios ou casos que levam a depressões ou ansiedades profundas, que acabam acarretando no próprio físico e em um custo muito alto para a sociedade”, alerta Gurgel.

Assista ao vídeo:

O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, celebrado no próximo dia 16 de março,  visa ampliar o conhecimento para subsidiar a tomada de decisão. Precisamos de atores envolvidos na temática de clima e saúde e, assim, popularizar a comunicação do risco e ampliar as estratégias de divulgação das iniciativas e dos objetivos obtidos em resposta à crise climática. Faça parte desse movimento e compartilhe esse vídeo!

Mulher segura placa com a frase: "una-se pelo clima"
O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas é celebrado em 16 de março

Compartilhe:

Autor: Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que capta recursos e fomenta projetos que contribuam para a construção de soluções para a crise climática. A missão do Instituto é fortalecer as condições que alavanquem práticas duradouras de mitigação e resiliência, rumo a um Brasil carbono neutro, com crescimento econômico e justiça social. O Instituto atua como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais (que são essencialmente fundações e organizações de cooperação bilateral ou multilateral) e parceiros locais (incluindo organizações da sociedade civil, academia, associações, e entidades governamentais).

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …