Qual a situação da Boate Kiss em 2023? Veja o que o local se tornará
O lugar onde ocorreu um das maiores tragédias da história moderna no Brasil vai passar por mudanças; saiba mais
O espaço da Boate Kiss, onde um incêndio matou 242 pessoas há 10 anos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, vai ser transformado em um memorial depois do processo judicial acabar. O prédio ainda está de pé e tem diversas homenagens às vítimas na fachada.
O projeto foi feito pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). De acordo com Paulo Carvalho, pai de Rafael Nunes Carvalho, morto no incêndio, o memorial está aprovado e atualmente se encontra em fase de arrecadação de recursos.
Ele conta que 130 projetos chegaram a ser analisados. Foram propostas de arquitetos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e até da Argentina. O projeto escolhido foi o do paulista Felipe Zene Motta que “por meio da apropriação coletiva do espaço, propõe-se transformar a perspectiva existente ligada ao trauma em um espaço de educação, troca e livre interação”.
- Inhotim inaugura sua 20ª galeria permanente; veja fotos
- 10 séries nacionais para assistir na Netflix em 2023
- Cantor ironiza tragédia da boate Kiss durante apresentação em Roraima
- Entenda quem está por trás do processo contra a Netflix por série da Boate Kiss
“O projeto do Memorial às Vítimas da Kiss busca ressignificar a área da boate em um lugar de respeito ao passado, conforto ao presente e esperança ao futuro”, destaca o arquiteto.
A fachada do memorial vai ser de concreto e tijolos. Na parte interior central, vai ficar um jardim circular cercado por 242 pilares de madeira. Cada um deles terá o nome de uma vítima da tragédia da Boate Kiss.