Quem são as 6 mulheres escolhidas por Lula para comandar ministérios?

Elas serão chefes de 6 diferentes ministérios durante o próximo mandato; confira:

O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), nomeou até o momento, 6 mulheres para comandar 6 ministérios diferentes em seu governo, que inicia no próximo dia 1º.

Quem são as 6 mulheres escolhidas por Lula para comandar ministérios?
Créditos: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Quem são as 6 mulheres escolhidas por Lula para comandar ministérios?

Para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia, Lula escolheu Luciana Santos, atual presidente do PCdoB e deputada federal entre 2010 e 2018. Ela é engenheira e começou a trajetória política quando era estudante no movimentos estudantil. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, junto com Paulo Câmara (PSB).

Já para o A Ministério da Mulher, Lula escolheu Cida Gonçalves, que é consultora de políticas públicas contra a violência de gênero. Ela foi Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres nos governos Lula e Dilma e participou da equipe de transição.

Para o Ministério da Cultura, o presidente eleito chamou a cantora, compositora, atriz e produtora, com mais de 30 anos de carreira, Margareth Menezes.

O Ministério da Igualdade Racial será gerido por Anielle Franco, que é jornalista, professora e diretora do Instituto Marielle Franco, sua irmã. Ela é ex-jogadora de vôlei e morou 12 anos nos Estados Unidos, tendo estudado em várias universidades americanas.

Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, foi escolhida por Lula para comandar o Ministério da Saúde. Ela é doutora em sociologia e ganhou notoriedade durante a pandemia. Presidindo a Fiocruz, Nísia coordenou o acordo com a Universidade de Oxford para a produção no Brasil da vacina desenvolvida pela universidade junto com a farmacêutica AstraZeneca. Além disso, ela também é responsável pela criação Observatório Covid-19 para monitorar os dados epidemiológicos da doença.

Lula também escolheu para o Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck, economista e professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o 1º governo de Dilma Rousseff, foi chefe de assessoria econômica do Ministério de Planejamento e Gestão e de 2015 a 2016, foi secretária de Orçamento Federal.