Últimas notícias:
Loading...

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

Ex-presidente do Brasil retoma o cargo após 12 anos; Lula assume o país dia 1º de janeiro

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil
Créditos: reprodução / Instagram / @lulaoficial
Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

No segundo turno das eleições presidenciais deste domingo, 30, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está eleito presidente do Brasil, com 50,90% dos votos válidos e 100% das urnas apuradas em todo o país.

O petista irá assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2023, em cerimônia a ser realizada em Brasília, quando receberá a faixa do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 49,10% dos votos válidos e não conseguiu se reeleger.

Lula foi presidente do Brasil entre 2002 e 2009. Em seu governo, criou o Bolsa Família – um dos maiores programas assistencialistas do mundo -, reduziu o desemprego de 10,5% (2002) para 5,3% (2009) segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e elevou o PIB (Produto Interno Bruto) do país de US$ 509,8 bi (2002) para US$ 1,66 tri (2009) segundo dados do Banco Mundial. Além disso, o programa Fome Zero, criado pelo PT, erradicou a fome no Brasil.

Após seus dois mandatos, Lula emplacou sua ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, para mais oito anos de governo. A trajetória de Dilma foi interrompida em 2016, quando o Congresso Nacional aprovou seu impeachment.

Entre 2016 e 2022, o Brasil foi comandado por Michel Temer (MDB), vice de Dilma que assumiu o cargo após o impeachment, e Jair Bolsonaro (PL), eleito em 2018.

Para os próximos quatro anos, a Catraca Livre espera que Lula consiga tirar o Brasil do caos generalizado deixado por Bolsonaro na Cultura, no seu bolso e nos pilares da democracia. Que Lula reduza a taxa de desemprego, distribua melhor a renda entre os mais pobres, e dê prioridade à saúde, à educação e à erradicação da fome, que voltou a assolar a vida de 33 milhões de brasileiros nos últimos anos.