Radialistas chamam black power de jogador de ‘imundo’; veja vídeo
Após comentário racista feito durante transmissão de jogo, narrador e comentarista foram afastados
O jogador Celsinho, do Londrina, foi vítima de racismo durante uma partida de futebol. O narrador esportivo Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, classificaram o cabelo black power do atleta de “imundo” e “pesado”. (Veja vídeo abaixo)
O comentário foi feito durante a transmissão do jogo entre o Goiás e o time paranaense, na cidade de Goiânia, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no sábado, 17.
“O cabelo deve pesar demais, né Vinícius?”, pergunta Romes Xavier.
“Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”, responde Vinícius Silva, concordando com Xavier.
Após a repercussão do caso, o narrador e o comentarista foram afastados da Rádio Bandeirantes e pediram desculpas.
“Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha, sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão”, escreveu no Twitter o narrdor Romes Xavier.
“Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou”, publicou Vinícius Silva
O Londrina Esporte Clube também manifestou repúdio às declarações. “O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da @rbgoiania, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o @goiasoficial”.
Racismo é crime! Veja como denunciar
Casos como esses estão longe de serem raros no Brasil. Para que eles diminuam, é fundamental que o criminoso seja denunciado, já que racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para denunciar casos em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.
Tanto para racismo quanto para injúria racial, após o boletim de ocorrência, é possível ingressar com duas ações, sendo uma criminal e cível contra o agressor. O processo criminal é importante para dar força ao processo cível, que tem por objetivo conseguir uma indenização.
Veja mais no link abaixo: