Bolsa Família poderá ser pago em Real Digital
Criptomoeda poderá ser utilizada para pagamento de benefícios sociais e trabalhistas
O universo das criptomoedas pode estar mais perto do cidadão comum do que você imagina. A ideia do Governo é que benefícios sociais como o Bolsa Família poderão ser pagos, no futuro, com o Real Digital, ou seja, em criptomoedas.
A novidade foi anunciada pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, na última quarta-feira (dia 26), durante a solenidade de lançamento do consórcio entre a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o desenvolvimento do Real Digital.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Maria Rita à Agência Brasil, salientando que o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou.
Vantagens do Real Digital
Entre as vantagens das criptomoedas estão:
- Facilita as negociações em ambientes virtuais
- Traz mais segurança contra fraudes
- Agilidade nos pagamentos
Em testes até dezembro
O Real Digital começou a ser testado em março deste ano e, em junho, o Banco Central (BC) selecionou 16 propostas para participação neste projeto piloto do Real Digital. Agora em julho, Elo e Microsoft formaram um consórcio para o desenvolvimento da criptomoeda.
Segundo o Governo, a fase de testes da criptomoeda do Banco Central deve ser concluída em dezembro deste ano. Apenas em março de 2024, os resultados deverão ser avaliados e haverá participação da população.