Realidade aumentada leva tecnologia para a brincadeira infantil
O aumento do uso da tecnologia por parte das crianças é fonte de preocupação para muitos especialistas, e algumas pesquisas reforçam a gravidade dessa situação. Em um artigo publicado no site Razões para Acreditar, Douglas Blanca comenta que, nos Estados Unidos, um estudo mostrou que sete em cada dez crianças usam tablets e smartphones. Já uma pesquisa divulgada pelo The Guardian apontou que 75% das crianças britânicas passam menos tempo em espaços abertos do que prisioneiros. Contudo, longe de ser vilã, a tecnologia pode contribuir para que os pequenos aproveitem mais o momento de brincar ao ar livre.
Douglas Blanca apresenta algumas iniciativas que usam recursos da realidade aumentada para enriquecer a brincadeira. Uma dessas iniciativas é a Hybrid Play, startup espanhola que tem um aplicativo e um sensor, que deve ser encaixado em uma gangorra, um gira-gira, escorregador e outros. Enquanto as crianças brincam na atração, uma outra acompanha pelo smartphone ou tablet personagens interagindo com a cena ou obstáculos que surgem pelo caminho.
Outro projeto é o Biba. Ele não conta com sensores, mas está instalado em alguns parques dos Estados Unidos. Neles, depois de baixar o aplicativo correspondente, você faz o reconhecimento no brinquedo e, da mesma forma, as crianças que ficam de fora podem orientar os amigos nas brincadeiras.
Já a empresa Lil Monkey produziu um brinquedo de montar interativo por meio de um aplicativo. Com o app no tablet, ao se aproximar do brinquedo, surge um jogo para o pequeno. Outro recurso muito lembrado quando se pensa em realidade aumentada é o app Pokémon Go, que tem tirado muitas crianças de casa a fim de capturar pokémons pelas ruas.
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