Autismo: professor usa tecnologia para estimular crianças

Crianças com Transtorno do Espectro Autista com frequência têm suas habilidades de fala e de interação social afetadas. Auxiliá-las a lidarem com questões do cotidiano pode ser vital para que tenham uma vida mais confortável. E, nesse sentido, a tecnologia tem oferecido uma série de vantagens.

O professor de Arquitetura Sean Ahlqvist da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é um dos especialistas que tem dedicado seu trabalho para desenvolver materiais que aliam a tecnologia de forma a facilitar o aprendizado de crianças com autismo. Ele criou o Social Sensory Architectures, um ambiente terapêutico de pesquisa que permite que as crianças entrem em contato com sensações provocadas por tecidos interativos, com sons e projeções.

No vídeo a seguir, acompanhamos as experiências desenvolvidas pensando nas necessidades de Ara, filha de Ahlqvist. Ela não se expressa verbalmente e enfrenta dificuldades com suas competências motoras e sensoriais. Assim, o professor tem desenvolvido protótipos que auxiliem nas dificuldades da garotinha, mas que tenham aspectos atraentes a ela.

Por exemplo, tecidos interativos, como telas de um tablet em tecido, ajudam Ara a saber como dosar a pressão que ela exerce sobre os elementos. Ara também gosta de ficar confinada em pequenos espaços, como malas, então algumas dessas estruturas têm espaços em que ela pode entrar e interagir com projeções.

A ideia é que experimentos como esses ofereçam um ambiente seguro para que o autista aprenda competências e atos rotineiros, como atravessar a rua. Veja a seguir o vídeo dos experimentos do professor:

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