Recados generosos incentivam gentileza pela cidade e chega nas redes
Sabe aquele dia em que as coisas não vão muito bem e fica difícil encarar a rotina com um sorriso no rosto? Com uma proposta original, a campanha #txurbano pode ajudar a deixar o dia a dia de muitas pessoas mais leve.
A ação é bem simples: qualquer pessoa pode escrever uma frase em um pedaço de papel e espalhá-lo pela cidade. A iniciativa ganhou repercussão nas redes sociais, já que os organizadores do projeto pedem para que quem fizer a boa ação, tire uma foto da frase e a poste no Instagram e no Facebook com a hashtag #txurbano.
A resposta do público tem sido extremamente positiva. Quase que diariamente alguém posta uma foto na página oficial do projeto, que traz a seguinte definição: “Frases para arrancar sorrisos ou pensamentos pela cidade. (…) Pode ser no trem, na rua, no poste, no ônibus ou em qualquer lugar. Você sempre pode dizer algo que faça outra pessoa pensar ou sorrir. Então por que não fazer?”
- Estudo revela por que usar óculos ajuda a reduzir o risco de demência
- Pessoas LGBTQIA+ estão entre as que mais sofrem de ansiedade no Brasil
- Este sinal pode indicar risco de Alzheimer 12 anos antes do diagnóstico
- Estudo mostra que estilo de vida está associado a maior risco de AVC; saiba qual
Como resposta, as pessoas têm participado justamente com frases de incentivo ou outras que levem a uma reflexão de quem ler. Os participantes têm citado versos de autores conhecidos, como Vinicius de Moraes (“Depois da chegada, vem sempre a partida”), além de usarem a criatividade e usarem frases próprias, como “menos carão, mais carinho”, “já te dei bom dia hoje?”, “Brasil é mais que futebol”, “a rua é linda”, “não fique no talvez”, entre outras.
Na página do Facebook, é possível ver como o público tem participado não apenas com frases para levantar a autoestima ou para provocar uma reflexão, mas também com dizeres divertidos. Entre as mais divertidas estão “hoje ninguém vai ficar no 0 x 0”, “pode partir o meu coração, só não derruba a minha cerveja”, “você desligou o forno?” e “a conta do e-mail está cheia. A do banco, vazia”. Independente do teor, trata-se de um belo incentivo para deixar o dia a dia de todo mundo mais agradável. Espalhe.