Recife receberá festival de tecnologia e inovação que pretende tornar a cidade mais amigável

Projetos desenvolvidos por artistas, tecnólogos e empreendedores vão ficar expostos em locais públicos com o objetivo de solucionar problemas da cidade

22/10/2013 14:09 / Atualizado em 04/05/2020 13:52

Edição brasileira acontecerá no Porto Digital, Recife
Edição brasileira acontecerá no Porto Digital, Recife

A cidade de Recife, Pernambuco, foi escolhida para sediar a Playable City (Cidade para Brincar, tradução Livre), festival de rua que combina arte, tecnologia e promove a inovação do pensamento criativo em locais públicos da cidade, com o objetivo de tornar a cidade mais amigável para as pessoas.

Segundo os organizadores do evento, ele deixa um legado para a cidade pois a colaboração entre artistas, tecnólogos e empreendedores do Brasil e Inglaterra pode trazer soluções para problemas como o trânsito, poluição de ruas e rios e falta de espaços públicos.

O evento acontecerá em dois momentos. Em Bristol, do dia 7 a 17 de janeiro e, em Recife, do dia 14 ao 19 de abril de 2014. Os selecionados para o programa de colaboração internacional já foram escolhidos e passarão por residência artística em Bristol para desenvolver os projetos.

Hello, Lamp Post, permitia conversa entre pessoas e objetospara compilar histórias da cidade
Hello, Lamp Post, permitia conversa entre pessoas e objetospara compilar histórias da cidade

 “Hello, Lamp Post”

O projeto vencedor da primeira edição do projeto, em janeiro de 2013, foi o Hello, Lamp Post, na qual a população podia “conversar” com objetos do mobiliário urbano, como postes de lâmpada, pontos de ônibus e caixas de correio.

A ideia era usar a própria estrutura urbana para ouvir a opinião dos cidadãos sobre o local, ponto inicial para desenrolar um diálogo. O pedestre enviava uma mensagem de “Hello” com o código do objeto que o acordava para uma conversa.

As perguntas, no formato de um jogo, criaram um verdadeiro painel de histórias e opiniões das pessoas que circulam pelo local. O conteúdo das conversas era compartilhado na internet.