Rede de supermercados da Suécia boicota produtos brasileiros

A Paradiset é a maior rede de produtos orgânicos da Escandinávia

A liberação recorde de novos agrotóxicos pelo governo brasileiro já começa a ter consequências internacionais. A rede sueca de supermercados Paradiset anunciou nesta quarta-feira (5) um boicote a todos os produtos do Brasil.

Dos 197 agrotóxicos já autorizados neste ano pelo Ministério da Agricultura, 26% são proibidos na União Europeia, em razão dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A informação é da RFI (Rádio France Internacional).

A Paradiset é a maior rede de produtos orgânicos da Escandinávia
Créditos: Divulgação
A Paradiset é a maior rede de produtos orgânicos da Escandinávia

“Precisamos parar (o presidente) Bolsonaro, ele é um maníaco”, disse o presidente do grupo Paradiset, Johannes Cullberg, à RFI.

Johannes  conta que quando leu a notícia da liberação da quantidade recorde de agrotóxicos pelo presidente Bolsonaro ficou tão enfurecido que enviou “um e-mail a toda a equipe com a ordem ‘boicote já ao Brasil’”.

A Paradiset é a maior rede de produtos orgânicos da Escandinávia. Ela já retirou de suas prateleiras os seguintes produtos brasileiros: quatro diferentes tipos de melão, melancia, papaya, limão, manga, água de coco e duas marcas de café, além de uma barra de chocolate que contém 76% de cacau brasileiro em sua composição.

O dono da rede Paradiset espera que sua ação possa levar outros fornecedores a aderir ao boicote. “Não podemos aceitar este tipo de atitude insana em relação ao nosso planeta, ao nosso povo e à nossa saúde”, disse Johannes Cullberg.