Governo libera uso de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

O aumento do número de defensivos aprovados no Brasil nos últimos três anos é motivo de preocupação para ambientalistas e profissionais da saúde

Por: Redação | Comunicar erro
frutas denunciam quantidade de agrotóxicos
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil Campanha contra os agrotóxicos

O Ministério da Agricultura liberou nesta terça-feira, 21, o registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 produtos autorizados no ano. O aumento do número de defensivos aprovados no Brasil nos últimos três anos é motivo de preocupação para ambientalistas e profissionais da saúde. As informações são do G1.

Para fazer o registro de um agrotóxico, o Ministério da Agricultura (Mapa) verifica a eficiência no combate a pragas e doenças no campo. No entanto, este registro só é dado quando o produto também é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os riscos à saúde, e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que analisa os perigos ambientais. Ou seja, ele precisa da autorização dos três órgãos.

GUIA GRATUITO DESVENDA MITOS E VERDADES SOBRE AGROTÓXICOS

3 RAZÕES PRA CONSUMIR PRODUTOS ORGÂNICOS

De acordo o Ministério da Agricultura, o crescimento da velocidade dos registros ocorreu em meio a ganhos de eficiência possibilitados por “medidas desburocratizantes” implementadas nos três órgãos nos últimos anos, em especial na Anvisa.

A lista dos 169 produtos inclui desde um novo princípio ativo (produto técnico) e suas “cópias” quando caem as patentes até o composto que chega ao agricultor (produto formulado) e os “genéricos” dele.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
2
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
3
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
4
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
5
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
6
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
7
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
8
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …