Reitoria cancela evento crítico a Moro em universidade pública

Evento #Moromente seria realizado na segunda-feira, 23, na faculdade de direito da Universidade Federal Fluminense

Por: Redação Comunicar erro

Na sexta-feira, 20, a reitoria da UFF (Universidade Federal Fluminense) desautorizou o evento #Moromente, que ocorreria na próxima segunda-feira, 23, no Salão Nobre da unidade. O ato, organizado pela ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), visava debater possíveis violações legais do atual ministro da Justiça, Sergio Moro, quando esteve à frente da Operação Lava Jato.

Segundo o ofício, o MEC (Ministério da Educação) classificou o evento como atividade “político-partidária” e que isso poderia configurar “ilícito de improbidade administrativa”.

Crédito: Reprodução / FacebookEm 2018, faixa antifascista na UFF foi retirada em ação policial

A Aduff (Associação de Docentes da UFF) afirmou, em nota, um “forte repúdio à decisão adotada, que, sem meias palavras, representa censura à liberdade acadêmica e que, como tal, deve ser atacada.”

Universidades denunciam censura em 2018

Às vésperas do 2º turno das eleições, 17 universidades públicas em nove estados do país denunciaram terem sido alvo de censura em ações por parte de policiais e fiscais de tribunais eleitorais.

Na Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), no Rio de Janeiro, a Justiça ordenou que a instituição removesse da fachada uma bandeira em que aparece a frase: “Direito UFF Antifascista”. A faixa chegou a ser retirada, mas apareceu outra com a palavra “censura”.

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …