Relix doa 100 bikes coletoras para catadores de lixo
Projeto também encena peça sobre sustentabilidade nos parques da Jaqueira, 13 de Maio e Dona Lindu
Especializado em sustentabilidade, o projeto educativo Relix distribui 100 bicicletas coletoras, do modelo Ciclolix, para 25 cooperativas de catadores de lixo da capital pernambucana, no domingo, dia 14, em um evento que passa pelos Parques da Jaqueira, às 11h; 13 de Maio, às 16h; e Dona Lindu, às 18h30.
Desenvolvidas pelo próprio grupo, as bikes são criadas para facilitar o trabalho desses profissionais, pois possuem divisórias para os diferentes tipos de materiais reciclados e um dispositivo que amassa latinhas e garrafas PET.
Os veículos também têm capacidade para aguentar até meia tonelada de lixo. A criação do modelo foi acompanhada por integrantes dessas cooperativas.
- Semasa promove exposição sobre catadores de materiais recicláveis
- Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista
- Projeto no Rio troca lixo reciclável por alimentos
- Como separar o lixo com segurança em tempos de coronavírus
As bicicletas serão entregues junto com um kit que contém boné com proteção de pescoço, camisa UV, luvas apropriadas e bolsa de guidão.
Os cinco R’s
Além da entrega dos Ciclolix, os integrantes do grupo encenam o “Espetáculix”, uma peça de teatro que explica ao público a importância dos 5 R’s da sustentabilidade – Recuse, Repense, Reduza, Reutilize e Recicle.
As apresentações acontecem nesses mesmos locais e horários, com entrada gratuita. Em seguida, o projeto convida ao público para um passeio ciclístico com as bikes coletoras pelas ruas da capital.
App
Com a proposta de valorizar o trabalho dos catadores de lixo, o Relix também desenvolveu um aplicativo para smartphones, com sistema IOS e Android, que indica a localização da cooperativa mais próxima do usuário.
O app permite ainda que o cliente ligue para essa “agência”, para solicitar a um catador da região que colete seus materiais recicláveis.