Resgate de jovens na Tailândia: entenda o caso
Drama na Tailândia: Os 12 meninos, com idades de 12 a 14 anos, e seu técnico de futebol entraram na caverna em 23 de junho
No dia 23 de junho, o treinador de um time de futebol e 12 adolescentes ficaram presos em uma caverna parcialmente inundada, na província de Chiang Rai, norte da Tailândia.
No dia 3 de julho, as equipes de resgate relataram o primeiro contato e entrega de comida aos jovens. Segundo fontes oficiais, apesar de terem ficado dez dia sem comer, todos encontram-se em bom estado de saúde.
De acordo com o porta-voz das equipes de resgate, Ruetaiwan Patisen, os soldados permanecerão com eles até que todos consigam deixar a caverna.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Ainda de acordo com fontes oficiais, assim que se recuperarem fisicamente, os jovens aprenderão a mergulhar com cilindros de oxigênio. Alimentados com suplementos energéticos e vitaminas, o grupo só deixará o local quando estiverem prontos e seguros para mergulharem até a saída.
Segundo Ruetaiwan Patisen, as equipes demoraram de 3 a 4 horas para percorrer os três quilômetros entre entrada e o local onde está o grupo.
As autoridades acreditam que os trabalhos de resgate podem levar de uma semana a alguns meses. Sobretudo, por conta dos espaços estreitos e inundados da caverna, cuja saída está localizada a três quilômetros de distância.
O trabalho foi desempenhado com a participação do exército tailandês, além da colaboração de especialistas dos Estados Unidos, Japão, China e Austrália, entre outros. O grupo está preso desde o dia 23 de junho, quando um temporal na região inundou o trecho inicial da caverna.