Robô ajuda mulheres vítimas de violência na internet
Parceria entre Think Olga e Mapa do Acolhimento, a iniciativa tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres
“Olá! Sou a ISA.bot ;) Sou uma robô programada para promover uma internet mais seguras para todas as mulheres. Ofereço ‘Informação, Segurança e Acolhimento’. Precisa de ajuda? Me chama aqui no inbox!”. Esta é a descrição de uma robô virtual, criada pela ONG Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto da Nossas.Org, que trará conteúdos sobre segurança para mulheres, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet.
Com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres, a ISA.bot foi lançada nesta segunda-feira, 25, em meio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada até 10 de dezembro em todo o mundo. O nome da iniciativa foi formado a partir das letras iniciais das palavras “informação”, “segurança” e “acolhimento”.
Mas como vai funcionar a atuação da robô? Por meio da interação das usuárias com textos e vídeos, a bot apresentará conteúdos e recursos voltados para três diferentes públicos e situações. Se a mulher solicitar “Ajuda agora”, a tecnologia oferecerá ferramentas para quem esteja sofrendo ou tenha sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o compartilhamento não-consensual de imagens íntimas (a chamada “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Caso a pessoa escolha “Saber mais”, a ISA.bot mostrará conteúdos para aquelas que desejam ajudar a promover uma cultura mais acolhedora na internet, além de dicas para a segurança das mulheres, como informações sobre as ferramentas para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google.
A plataforma oferece, ainda, um espaço seguro com conteúdos exclusivos para ativistas, que tendem a sofrer mais ataques online e offline. Para este grupo de mulheres, haverá uma palavra secreta que dará a elas informações e dicas adicionais, por exemplo, sobre como proteger suas contas, e ferramentas para denunciar possíveis ameaças.
Para ativar a ISA.bot, é preciso apenas chamá-la no messenger da página da ferramenta no Facebook e também no Google Assistente.
Campanha #ElaNãoPediu
Nenhuma mulher “pede” para apanhar. A culpa nunca é da vítima. A campanha #ElaNãoPediu, da Catraca Livre, tem como objetivo fortalecer o enfrentamento da violência doméstica no Brasil, por meio de conteúdos e também ao facilitar o acesso à rede de apoio existente, potencializando iniciativas reconhecidas. Conheça a nossa plataforma exclusiva.