Russa cria petição para punir brasileiros que assediaram mulher
No vídeo, torcedores cercam uma mulher loira e cantam: 'Essa é bem rosinha!'. Depois, mudam para 'b... rosa!'
A ativista russa Alena Popova criou uma petição on-line para punir os brasileiros que aparecem em um vídeo assediando uma mulher em seu país durante a Copa do Mundo. O abaixo-assinado é endereçado ao Ministério do Interior e à Embaixada do Brasil na Rússia.
“Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente tanto para a mulher quanto a todos os cidadãos russos por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade de um grupo”, escreveu Popova no Change.org.
No site, a russa incluiu imagens do momento do assédio e também uma reportagem local sobre o caso. No vídeo que viralizou e gerou revolta, torcedores brasileiros cercam uma mulher loira e cantam: “Essa é bem rosinha!”. Depois, mudam para “b… rosa!”.
- Deputadas propõem Lei Mariana Ferrer para proteger vítimas de estupro
- Empresário diz que filmava mulheres praticando ioga para ser engraçado
- Homem é demitido por justa causa por tapa no bumbum de colega
- Jornalistas se mobilizam para promover tuitaço contra assédio
Segundo a ativista, na Rússia, a lei oferece diversas opções para penalizar quem agride publicamente a dignidade de outra pessoa. Em relação aos torcedores brasileiros, Popova declarou que eles humilharam não só a mulher que aparece nas imagens, mas também “todas as mulheres da Rússia”.
“Assim, os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas”, explicou a feminista.
De acordo com a russa, a punição indicada para o caso seria a seguinte: “humilhação da honra e dignidade de outra pessoa, expressa de forma indecorosa, implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos no valor de mil a três mil rublos, ou levados à responsabilidade sob a Parte 1. 20.1 do Código Administrativo da Federação Russa (pequeno vandalismo), isto é, por violação da ordem pública, expressando óbvio desrespeito à sociedade, acompanhado de linguagem obscena em locais públicos, insultando o assédio dos cidadãos”.
Assista ao vídeo:
Leia também: