Liberado! Saiba como baixar o programa da declaração do Imposto de Renda

O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio

09/03/2023 16:40

O contribuinte poderá organizar as contas com o Leão antes do início do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, isso porque com uma semana de antecedência, a Receita Federal liberou nesta quinta-feira, 9, o programa gerador da declaração deste ano.

Liberado! Saiba como baixar o programa da declaração do Imposto de Renda
Liberado! Saiba como baixar o programa da declaração do Imposto de Renda - Agência Brasil/Marcelo Camargo

O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à Receita.

O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.

Restituição do Imposto de Renda

Uma novidade do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF – única permitida – terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:

31/5 – Primeiro lote
30/6 – Segundo lote
31/7 – Terceiro lote
31/8 – Quarto lote
29/9 – Quinto e último lote

A consulta à restituição pode ser realizada na página da Receita Federal na Internet e nos aplicativos oficiais da instituição.

Mais dicas para a declaração do IR 2023