Seguindo nos trilhos da gentileza
Em 2013, o metrô de São Paulo transportou, em média, 3,7 milhões de passageiros por dia. Com o fluxo enorme de pessoas, muitas situações fogem do controle: esbarrões, atropelos, acidentes e, ultimamente, fatos mais graves, como furtos, abusos sexuais e pessoas empurradas nos trilhos, ganham destaque no noticiário.
Cansado de ver que apenas notícias ruins envolvendo o metrô apareciam na mídia, e que pequenas boas atitudes no transporte público passavam em branco, o publicitário Edgard Vidal criou a campanha “Obrigado SP”.
O projeto consistia no seguinte: Vidal resolveu imprimir 1000 cartões com as palavras “obrigado” e “parabéns”, e entregá-los a pessoas que ele veria praticando boas ações. A simples ideia do publicitário chamou tanto a atenção que pessoas de outras cidades, como Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba, entraram em contato com ele para expandir a campanha para além de São Paulo.
“Algumas pessoas dizem que a ideia é um absurdo, porque estes bons atos é o básico e ninguém merecia ser reconhecido por isso. Eu concordo e discordo ao mesmo tempo. Concordo, pois bons atos devem ser feitos por livre espontânea vontade sem esperar nada em troca e discordo porque o reconhecimento nos faz bem! Quando as pessoas dizem parabéns para você, no mínimo elas se comoveram com a sua ação e vão repensar sobre seus próprios atos”, diz Vidal.
Vidal recebeu o interesse de pessoas de outras cidades com bons olhos, e diz que não tem o poder de autorizar ou não a expansão da ideia. No momento, ele concentra as prioridades no site novo, o www.obrigadosp.com.br.
“O egoísmo não é de agora, o que acontece é que ele se destaca cada vez mais pela nossa ‘sociedade Y’, em que tudo é pra ontem. Ninguém pode esperar dois minutos pelo outro trem. Toda hora estamos atrasados para fazer alguma coisa. Esse estilo de vida faz com que esqueçamos dos outros. ‘Eu estou atrasado, trabalhei muito, preciso chegar em casa, mereço sentar’. Os outros sempre trabalharam menos, estão menos atrasados e não precisam chegar assim ‘tão’ rápido em casa, muito menos sentar. O #obrigadoSP tem isso como objetivo secundário. É você olhar para os outros, parabenizá-los, dizer obrigado (ou melhor, entregar) ficar atento às coisas boas que acontecem ao seu redor. Quem sabe assim as pessoas comecem a olhar que ‘os outros’ são iguais”, completa Vidal.