Seu animal de estimação pode ajudar a salvar vidas
A doação de sangue entre animais é pouco conhecida, mas pode ajudar a salvar a vida de muitos bichinhos em momentos difíceis. A transfusão pode ser realizada em cães, gatos e até cavalos, sempre entre a mesma espécie, e pode ser uma esperança em casos de atropelamento, câncer e intoxicação.
O problema é que, assim como nos bancos de sangue humanos, a quantidade de doadores é reduzida. Talvez por falta de conhecimento ou mesmo por receio de maltratar o animal, são poucos os donos que levam seus animais de estimação para a doação. Mas quanto mais doadores, maior é a variedade de sangue estocado e as chances de salvar um bichano.
- Convívio com pets pode melhorar a saúde mental, diz ciência
- Cachorro pode viajar de ônibus no Brasil? Confira todas as regras
- Estes 4 chás podem te ajudar a reduzir o açúcar no sangue
- USP recebe inscrições em 38 cursos gratuitos online e presencial
Segundo o Hospital Veterinário da USP a doação de sangue é feita de modo a estressar o mínimo possível o cão, sem anestesia ou sedação, e o animal não sofre nenhum efeito colateral após a colheita. Eles também ganham lanchinho e muito carinho depois do procedimento.
Já gatos, que são mais ariscos, podem precisar de sedação antes da coleta. Todos os animais recebem exames clínicos e testes laboratoriais gratuitos e os donos são alertados se houver qualquer problema com a saúde do pet.
Confira onde seu animal pode doar sangue
Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi
Rua Conselheiro Lafaiette, 64, Brás
Tel. 2790-4642
Hovet – USP
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária
Tel. 3091-1221
Hemovet
Rua José Macedo, 98, Parque São Lucas
Tel. 2211-1990