Skatistas se unem para revitalizar praça e pista de skate
Skate, suor e cimento -frequentadores da Praça Palmares botaram a mão na massa
No estilo faça você mesmo, frequentadores da Praça Palmares, em Santos, resolveram se unir e construir com os próprios recursos um obstáculo novo para a pista. A iniciativa surgiu após inúmeros pedidos de reformas recusados pela prefeitura.
Segundo o skatista local André Alberola, um dos principais problemas da pista foi a falta de comunicação entre os engenheiros e arquitetos, que efetuaram as antigas reformas, com os praticantes do esporte. “É preciso acompanhamento dos skatistas, para utilizar o material correto e dispor os obstáculos”, lembrou.
Para Alberola, a pior reforma aconteceu há cinco anos, quando também por falta de acompanhamento, o piso foi trocado por concreto sem os vergalhões, que não consegue absolver todo o impacto do skate. Resultado: o piso ficou desnivelado e cheio de buracos, tornando a prática perigosa.
No final de 2012, depois de pedidos de reforma recusados, o grupo resolveu se reunir para fazer uma obra que modernizaria o espaço e animaria os praticantes. “Sabíamos que era ilegal, foi um ato de desespero”, comentou Alberola. ” Queríamos mostrar para a prefeitura que a Praça Palmares tem vida. Que existem pessoas que querem fazer as coisas acontecerem por ali”, explicou o skatista.
No total, a obra demorou três meses para ser finalizada. Cerca de 50 pessoas colaboraram e o grupo conseguiu arrecadar cerca de R$ 900 reais, além de doações de material. A reforma ainda foi acompanhada por um praticante de skate que também é mestre de obras.
- 5 bate-voltas para aproveitar o fim de semana com os filhos
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Catraca Livre indica passeios para curtir os domingos em SP
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
Em janeiro de 2013, na troca da gestão da prefeitura, a obra quase foi demolida por falta de autorização. O grupo procurou o vereador Carabina, que conseguiu uma reunião com o atual Secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo. A prefeitura enviou um engenheiro para a analisar o local e, ao verificar que estava sendo realizada de maneira correta, concedeu autorização para continuidade da obra.
Os frequentadores ainda pintaram a pista e organizaram uma Jam Session para inaugurar o novo obstáculo, que teve premiação em acessórios de skate para as melhores manobras.
A obra foi concluída, mas Alberola lembra que a Praça Palmares ainda apresenta problemas para a prática do skate. “O chão continua do mesmo jeito, impraticável e perigoso”, comentou.
Sobre a Praça Palmares
A pista fica localizada no bairro do Macuco, em Santos, próxima do canal 4. O local é um dos mais tradicionais para a prática do esporte na baixada santista, sendo criado no início dos anos 90. Berço de talentos, a praça também é uma das poucas opções de lazer para os jovens do bairro, que praticamente todos os dias lotam o local para a prática de esportes radicais.