Socióloga Maria Lucia Barbosa diz ser inventora da Ursal em 2001

Professora aposentada afirmou que tudo não passou de uma ironia – que foi repassada

13/08/2018 09:10 / Atualizado em 05/05/2020 11:17

A socióloga e professora aposentada Maria Lucia Victor Barbosa. Ao lado, um meme sobre a Ursal
A socióloga e professora aposentada Maria Lucia Victor Barbosa. Ao lado, um meme sobre a Ursal - Reprodução/Facebook e Twitter

A socióloga Maria Lucia Victor Barbosa revelou que a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) – sigla que viralizou nas redes sociais após ser citada pelo Cabo Daciolo no primeiro debate na TV – foi criada por ela e não passa de uma ‘ficção’.

A professora universitária aposentada afirmou que inventou o tal termo em 2001 como uma crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana, ocorrido naquele ano.

Crítica do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria Lucia contou que, na ocasião, participaram da reunião do grupo Luiz Inácio Lula da Silva e o então ditador cubano, Fidel Castro, entre outros políticos.

Ao jornal “Folha de S. Paulo”, durante o evento, Lula fez um discurso, segundo ela, contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), alegando que se tratava de um projeto que os Estados Unidos queriam impor, dando fim à integração latino-americana.

Ainda de acordo com a publicação, a socióloga publicou um artigo em 9 de dezembro de 2001 intitulado “Os Companheiros”, em que dizia – em tom de ironia: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”.

Segundo a aposentada, foi aí que a sigla começou a se espalhar. “Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”, disse ao jornal.

MAS AFINAL, do que se trata o plano URSAL de acordo com Daciolo?

Ex-bombeiro ficou conhecido em todo o país após liderar greve da categoria em 2011
Ex-bombeiro ficou conhecido em todo o país após liderar greve da categoria em 2011 - Kelly Fuzaro/Band

Na noite que ganhou ares cômicos com a participação do ex-bombeiro catarinense, uma pergunta direcionada a Ciro Gomes (PDT) provocou a curiosidade de quem acompanhava o programa. “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?” – acusação prontamente negada pelo ex-governador do Ceará.

Em meio ao embate, Daciolo argumentou que URSAL nada mais é que a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, cujo objetivo se resume à criação da nova república socialista das américas. Teoria recorrente entre setores conservadores delirantes da direita brasileira. Sobre o projeto, o ex-psolista arrebatou: “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez”.